SAMBRASA TRIO - EM SOM MAIOR (LP)
- Modelo: R3028
- Disponibilidade: Em estoque
-
R$ 190,00
* ENVIO IMEDIATO + PRAZO DE ENTREGA DOS CORREIOS
R3-028 - Sambrasa Trio - Em Som Maior
“Nossos conceitos a respeito de bossa nova, jazz, música popular e ritmo tombaram por terra”. O texto da contracapa de Em Som Maior, o único elepê lançado pelo Sambrasa Trio, entregava de imediato — produtores, técnicos e controladores de som se encontravam “estupefatos ante a atrevida experiência que ali se realizava”, no estúdio da etiqueta Discos Som/Maior. Quem proporcionava a experiência “cataclísmica”, “inédita” e irradiava “centelhas cósmicas” do estúdio diretamente para a mesa de som e para as fitas de rolo era o trio instrumental mais quente do pedaço: Hermeto Pascoal, Humberto Clayber e Airto Moreira.
Hermeto, Clayber e Airto já começaram “tombando conceitos”. Com uma bagagem regional imensa, a maturação desses ainda jovens músicos ocorreu na era da sofisticação harmônica da bossa nova. Com os ouvidos sempre abertos a diversas vertentes do jazz como bebop, cool jazz, hard bop e free jazz (então uma novidade), partiram para uma abordagem inédita dentro da música instrumental brasileira. Começando pela atuação de Airto, muito mais livre, solto e explosivo do que em sua fase com o Sambalanço Trio. O percussionista ganhou destaque especial no álbum, dividindo com Hermeto e Clayber a função de solista na maioria dos temas. A interação, a perspectiva livre, a dinâmica coletiva — tudo apontava um caminho revigorante e inusitado para o sambajazz após o lançamento de Em Som Maior, primeiro e único registro do Sambrasa Trio.
“Saibam todos quantos ouviram este LP, que nova fase da moderna música popular brasileira se acha instaurada neste país! Esta é a bandeira, que deixaremos fincada no solo rico e incomparável de nossa arte! Seus arautos... os rapazes do Sambrasa!”, assim terminava o texto da contracapa do lançamento original de Em Som Maior. Hermeto, Clayber e Airto deixaram sua marca na música brasileira através de visão, postura, percepção, crença e convicção. Imortalizaram, em um único disco, o momento raro quando entendimento e atrevimento andam de mãos dadas.
Esta edição Rocinante/Três Selos é em vinil preto 180g e inclui capa dupla, envelope com letras e texto do jornalista e escritor Bento Araujo, autor da série de livros Lindo Sonho Delirante.
- LP preto 180g
- Obi
- Capa simples empastada
- Envelope especial
Lado A
A1. Sambrasa (Airto Moreira)
A2. Aleluia (Edu Lobo, Ruy Guerra)
A3. Samba novo (Durval Ferreira)
A4. Clerenice (José Neto Costa)
A5. Duas contas (Garoto)
A6. Nem o mar sabia (Roberto Menescal, Ronaldo Boscoli)
Lado B
B1. Arrastão (Edu Lobo, Vinícius de Moraes)
B2. Coalhada (Hermeto Pascoal)
B3. João sem braço (Humberto Clayber)
B4. Lamento nortista (Humberto Clayber)
B5. A jardineira (Benedito Lacerda, Humberto Porto)
Produtos relacionados
Tags: vinil, LP, álbum, música brasileira, samba, trio, Sambrasa Trio, jazz brasileiro, música instrumental, anos 60, colecionador, raridade, clássico, som maior, jazz samba, MPB, vintage